Menu

Trandutor

 

Show especial traz repertório de clássicos e homenagens


O Afoxé Filhos de Gandhy completa seus 65 anos este ano e comemora mo próximo sábado (1º de fevereiro), em show especial no Museu du Ritmo, às 17h. Com direção musical de Letieres Leite e artística de Elísio Lopes, o show contará com músicas tradicionais da agremiação além de homenagens, em forma de música, ao maior afoxé do Brasil. Carlinhos Brown é o convidado especial da festa. Os ingressos (R$ 20) estão à venda na Ticketmix (Tel. 4003-1212) e na sede do Gandhy no Pelourinho.

"Com toda certeza os Filhos de Gandhy são hoje a maior expressão de um Afoxé. Eles cumprem a premissa destes tipos de blocos, também chamados de “Candomblé de Rua”, e seguem a forte ligação que têm com a ritualística e tradição do culto afrobaiano". É o que pensa Letieres Leite, maestro da Orkestra Rumpilezz e diretor musical do novo espetáculo sonoro apresentado pelo Filhos de Gandhy.

Para o show do dia 1º, em comemoração aos 65 anos da agremiação, Letieres explica que o repertório foi dedicado à grande estrela da noite: o próprio Afoxé Filhos de Gandhy. “O repertório é todo baseado em canções que têm como base rítmica o  Ijexá e, em geral, são músicas que se relacionam com o próprio grupo. Serão músicas tradicionais, com uma leitura fiel à sua ancestralidade musical. Será um momento muito bonito”, diz Letieres. Músicas como "Patuscada de Gandhy", "Filhos de Gandhy Badauê" e "Olha o Gandhy Aê" serão apresentadas ao público com novos arranjos, mas seguindo a "fidelidade às células rítmicas da ancestral sonoridade afro-baiana". Além delas, leituras de artistas que fizeram parte da história do cortejo, como "Menino de Deus", de Caetano Veloso, "Andar com Fé eu Vou", de Gilberto Gil, e "Ogum Pai", dos Tincoãs, também serão apresentadas no "Estilo Gandhy".  

"O público assistirá a uma nova modelagem artística da Banda Show Filhos de Gandhy. Seguiremos o mesmo tema do Carnaval: ‘Gandhy - tradição, religião, fé e respeito - uma reverência aos templos dos orixás’", diz Xiko Lima, vice-presidente do Afoxé. 
Description: https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif

65 Anos do Afoxé Filhos de Gandhy 
Desde 18 de fevereiro de 1949 o mais antigo afoxé de Salvador caminha como em seu cortejo. Passos leves, embora marcantes, apontam uma história de resistência pacífica e representatividade cultural. No dia 1º de fevereiro, às 17h, no Museu du Ritmo, o Afoxé Filhos de Gandhy celebra 65 anos de existência em um show especial, com direção musical de Letieres Leite e artística de Elísio Lopes.  
O local do evento não poderia ser outro. Há 65 anos, surgiu no porto de Salvador, no Comércio, o então Bloco Filhos de Gandhy. Hoje, já Afoxé, o grupo comemora o aniversário no Museu du Ritmo, localizado às margens daquele mesmo mar. O evento conta com patrocínio da CAIXA e realização de Filhos de Gandhy, Janela do Mundo, Simples Produções, Ministério da Cultura e Governo Federal.

SERVIÇO

65 anos dos Filhos de Gandhy 
Quem: Filhos de Gandhy com participação de Carlinhos Brown
Local: Museu du Ritmo
Horário: 17h
Ingressos: R$ 20
Vendas: Ticketmix (4003-1212) e sede do Gandhy | Pelourinho
 
Topo