Menu

Trandutor

 

O Bloco Afro Malê Debalê realiza no próximo domingo (19 de janeiro) seu tradicional Festival de Música, que escolhe a música tema do carnaval da entidade. O evento traz Léo Santana como convidado e acontece na sede do bloco (Rua Direta do Abaeté, s/n - Itapuã), às 18h. Os ingressos custam R$20 e estão à venda no local.

O Festival é organizado pela entidade afro e já está em sua 33ª edição. São premiadas duas categorias: Música Poesia, de tema livre, e Música Tema, que premia as canções que trazem o tema do carnaval do bloco, que em 2014 leva para as ruas “Malê Debalê: 35 Anos Quebrando Paradigmas”.

"Acredito que o tema deste ano exaltará a história do Malê, toda sua trajetoria de adversidade, dificuldades e conquistas. É sobre os 35 que queremos refletir, desde 1979, o nosso primeiro ano, até os dias atuais. Uma das marcas do Malê é quebrar paradigmas, passar pelas adversidades, afinal, uma instituicao de movimento negro chegar forte aos 35 anos é uma conquista. Hoje somos o representante brasileiro do maior festival de jazz dos EUA, o Festival de Jazz de New Orleans", comemora Cláudio Araújo, presidente do Bloco Afro Malê Debalê.

Cerca de 20 compositores foram selecionados para apresentar suas músicas para o público, jurados e convidados. Serão premiadas 3 canções em cada uma das duas categorias. O evento conta com o patrocínio da Caixa e da Petrobras, com Realização do Malê Debalê, Janela do Mundo, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Sobre o Festival

As quadras de ensaios dos blocos afros são ambientes inspiradores à poesia. Nestes espaços, explode toda a sensibilidade de poetas que traduzem essa inspiração em belíssimas canções, que são mostradas ao longo dos ensaios pelos cantores do bloco e pelos próprios compositores. O Bloco Afro Malê Debalê realiza tradicionalmente o Festival de Música Malê, que traduz em poesia o tema do carnaval. Na categoria Música Poesia, os compositores apresentam a síntese do pensamento poético e sensitivo dos nossos poetas, em obras que refletem o pensamento negro e a sua história de luta.

O Festival antecede o carnaval, o que possibilita que a comunidade tome conhecimento das músicas que conduzirão o bloco na festa de Momo.

Malê Debalê

O Malê Debalê foi fundado em 23 de março de 1979 por um grupo de moradores de Itapuã que desejavam ver o seu bairro representado no carnaval de Salvador. O bloco tem na dança e na música um elo forte com a tradição cultural herdada da cultura afro, mesclada com o viver popular e o mental coletivo contemporâneo de sua comunidade praieira.

O nome é uma homenagem aos Malês, negros muçulmanos, que lutaram contra o processo de escravidão, representando, na Bahia, uma resistência ativa. Assim, o bloco, como afrodescendente, tem na história dos Malês, um mito de referência. A entidade considera uma missão não apenas contá-la, mas, principalmente, tornar-se um exemplo dessa história, seguindo e interferindo na cultura baiana com a mesma postura de resistência à dominação de seus ancestrais.

SERVIÇO

FESTIVAL DE MUSICA MALÊ  2014

QUEM _  Malê Debalê e convidados
QUANDO_ 19 de janeiro, 18h
LOCAL _  Sede do Malê Debalê (Rua Direta do Abaeté, s/n – Itapuã)
INGRESSOS _  R$20  (à venda no local)
INFORMAÇOES_  (71) 3285-1771
 
Topo