Menu

Selecionado pelo Edital Bahia de 2013, o projeto criado pelo compositor
e pesquisador Letieres Leite abre inscrições entre os dias 28 e 30 de abril


O projeto Rumpilezzinho – Formação Musical de Jovens abre inscrições para nova turma de alunos entre os dias 28 e 30 de abril. Criado pelo compositor e pesquisador Letieres Leite, o curso foi selecionado pelo Edital Bahia 2013 do Programa Natura Musical e terá início no dia 12 de maio.
Resultado da sistematização da pesquisa do compositor e maestro, o projeto tem como eixo metodológico o Universo Percussivo Baiano (UPB) e oferece aos instrumentistas uma nova ótica para se observar e produzir música. 
Durante o período, duas ferramentas serão apresentadas ao publico: Formação – ação destinada a jovens com iniciação musical; e os workshops, que circularão a Bahia e abrirão a metodologia ao público geral de interessados. Nessas duas propostas, Letieres utiliza a tradição oral e a tradição musical europeia em proporções aproximadas, em um trabalho de formação ampliada, abordando a música em perspectiva transversal, sob a lente de disciplinas como antropologia, filosofia e tecnologia, além de arranjamento, prática orquestral e mercado da música.
O curso tem como fundamento os conceitos do método criado por Letieres Leite, que trata da matéria de transmissão de claves e desenhos rítmicos do Universo Percussivo Baiano (UPB) para instrumentos. Com duração de nove meses e frequência de uma aula semanal, visa promover uma reflexão aprofundada sobre a formação de música com uma nova ferramenta de aprendizagem - método esse que serviu à fundação conceitual e musical da Orkestra Rumpilezz, orquestra de percussão e sopros criada em 2006 pelo maestro.
“A intenção deste curso é desenvolver a compreensão e assimilação das claves e desenhos rítmicos do vasto universo percussivo baiano para instrumentos de base e sopro, além de conhecimento geral e atualizado em música. A intenção primordial é que os instrumentistas, formadores de música e estudantes interiorizem estas claves, tornando-as intrínsecas à execução”, explica Letieres.
O edital baiano do programa Natura Musical foi criado em 2012, com o objetivo de fomentar a cena musical local. “Selecionamos o projeto do maestro Letieres por se tratar de um trabalho essencial para a preservação e formação de novos talentos que darão continuidade ao legado baiano”, afirma Fernanda Paiva, gerente de Apoios e Patrocínios da Natura.
SERVIÇO “RUMPILEZZINHO – FORMAÇÃO MUSICAL PARA JOVENS”
Inscrições no Curso de Formação Musical: De 28 a 30 de abril
Audições: 06 a 08 de Maio
Início das Aulas: 12 de Maio

Outras informações:
Priscila Letieres

SOBRE O PROGRAMA NATURA MUSICAL
É o programa da Natura de apoio à música brasileira, que atua por meio de diferentes frentes, como os Editais Públicos, que visam selecionar projetos de diferentes formatos e estágios da produção cultural por meio das Leis Rouanet e do Audiovisual em todo o Brasil, e da Lei do ICMS em Minas Gerais, Bahia e no Pará; a Seleção Direta, que contempla propostas adequadas ao conceito do programa e de grande relevância e inovação, sem a obrigatoriedade das leis de incentivo; e os Festivais. Lançado em 2005, o Programa beneficiou projetos de diferentes estágios e processos da música brasileira patrocinando mais de 220 projetos em todas as edições de edital público e seleção direta. Ao todo, 18 estados das cinco regiões do Brasil foram contemplados e mais de 1 milhão de pessoas beneficiadas.
OUÇA A WEBRÁDIO NATURA MUSICAL E SAIBA MAIS NO PORTAL

SOBRE A NATURA
Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira que fabrica cosméticos e produtos de higiene e beleza. É líder no setor de venda direta no Brasil e registrou R$ 7 bilhões de receita líquida em 2013. Possui 30 linhas de produtos, sete mil colaboradores, 1,6 milhão de consultoras e operações na Argentina, Bolívia, Chile, México, Peru, Colômbia e França. A estrutura da Natura é composta por fábricas em Cajamar (SP) e Benevides (PA), oito centros de distribuição no Brasil, além de centros de Pesquisa e Tecnologia em São Paulo (SP), Manaus (AM) e Nova Iorque (EUA). Em dezembro de 2012, a empresa adquiriu de 65% da fabricante australiana de cosméticos australiana Aesop, a qual atua em países da Oceania, Ásia, Europa e América do Norte. Para mais informações sobre a Natura, visite www.natura.com.br e confira nossos perfis nas redes sociais:
https://twitter.com/naturanet

Destaques

 
Topo