Menu

Cinco entidades afros oferecem cursos para jovens empreendedores
com o apoio do Centro Universitário Jorge Amado

As entidades Cortejo Afro, Filhos de Gandhy, Ilê Aiyê, Malê Debalê e Muzenza oferecem a suas comunidades vagas nos cursos de Projetista e Produtor de Moda, Produtor de Eventos Culturais e Empreendedor em Vendas, em parceria com o Centro Universitário Jorge Amado - Unijorge. A ação faz parte do projeto Mundo Afro, uma plataforma criativa que reúne ações para o reposicionamento e valorização da cultura afro em Salvador. As inscrições serão realizadas de 5 a 9 de maio, nas sedes de cada entidade (endereços e horários de funcionamento ao final desse texto).
Os cursos são voltados para jovens e adultos empreendedores que tenham ligação com as áreas de moda e produção cultural, além daqueles que produzem algo e gostariam de atuar de forma mais competitiva no mercado. O objetivo é capacitar profissionais para atuação no mercado criativo, incentivando a inovação e qualificando para o trabalho na área. É preciso ser maior de 18 anos e possuir o Ensino Médio completo. Os inscritos passarão por uma pré-seleção e os selecionados participarão de uma dinâmica em que serão escolhidos os participantes dos cursos.
As aulas acontecerão nos campi do Centro Universitário Jorge Amado (Comércio e Paralela) e terão duração de seis meses (maio a outubro). Os cursos serão ministrados por professores das faculdades e terão alunos da Unijorge como monitores. Os conteúdos foram elaborados especialmente para suprir as necessidades do perfil estudante-empreendedor buscado pelo projeto Mundo Afro.
Mundo Afro

Mundo Afro é uma plataforma pensada para estimular a criatividade e o empreendedorismo como motores para a geração de novos negócios, novas perspectivas, novas histórias. Em seu primeiro ano, o projeto se divide em duas etapas: a primeira, acontecida entre janeiro e março de 2014, previu o investimento no reposicionamento e requalificação de produtos artísticos em ensaios pré-carnaval e no carnaval das entidades afros, além da criação de novos produtos e atração de novas parcerias.
Em sua segunda etapa, cursos e oficinas serão oferecidos nas comunidades dos cinco grupos, apostando no empreendedorismo de jovens e no fomento da economia criativa e geração de negócios, buscando dessazonalizar as atividades culturais e artísticas e requalificar as pessoas para o trabalho no universe artístico-cultural.

Cortejo Afro, Filhos de Gandhy, Ilê Aiyê, Malê Debalê e Muzenza, importantes matrizes da cultura de Salvador, estão reunidos na realização desse projeto de reposicionamento, junto a Janela do Mundo, Simples Produções e Caderno 2. O apoio para realização dos cursos é do Centro Universitário Jorge Amado – Unijorge.


Serviço

Cursos: Projetista e Produtor de Moda, Produtor de Eventos Culturais e Empreendedor em Vendas

Pré-requisitos: ter 18 anos ou mais; ensino médio completo; afinidade com a área do curso

Período de inscrições: 5 a 9 de maio

Sede Bloco Afro Muzenza do Reggae
Rua das Laranjeiras, nº 22 - Pelourinho
Informações: 71 8896-7026
Horário das inscrições: das 9h30 às 12h / das 13h30 às 17h

Sede Bloco Afro Ilê Aiyê
Rua Direta do Curuzu, 228 - Liberdade
Informações: (71) 2103 3411
Horário das inscrições: das 8h às 12h / das 14h às 16h30

Sede Afoxé Filhos de Gandhy
R. Gregório de Matos, 53, Pelourinho
Informações: (71) 3321-7073
Horário das inscrições: das 13h às 18h

Sede Cortejo Afro
Conj. Pirajá 1, via local 2, Caminho 31, n. 5 - Rua Mário Lago  
Informações: (71) 3391 3859
Horário das inscrições: 13h às 18h

Sede Bloco Afro Malê Debalê
Endereço: Rua Direta do Abaeté, s/n – Itapuã
Telefone:  (71) 3285 1771
Horário das inscrições: 09h às 12h | 13h às 17h

Período de seleção: 12 a 14 de maio

Aula inaugural: 20 de maio

Destaques

 
Topo