Menu

Trandutor

 

Festival acontece de 25 a 27 de julho e entra para o calendário cultural da cidade
Anos após percorrer algumas capitais do Brasil e até mesmo do exterior, o PercPan, maior festival de música percussiva do país (e um dos maiores do mundo), volta a se fixar na cidade onde surgiu originalmente, Salvador, agora como parte do calendário oficial da capital baiana. Durante os dias 25, 26 e 27 de julho, a vigésima edição do evento vai receber no Terreiro de Jesus, no Centro Histórico de Salvador, cerca de 25 atrações nacionais e internacionais, em apresentações gratuitas.

A primeira noite será dedicada às relações entre Percussão - Voz, Corpo e Palavra, quando os ritmos e timbres tomam o corpo e a voz como instrumento, e quando a palavra é entoada com ênfase na sua dimensão rítmica. Já a segunda acolherá o Panorama Percussivo Feminino, apresentando o exuberante quadro atual de músicas percussivas feitas por mulheres. O mote da terceira e última noite é Das Matrizes às Batidas Contemporâneas: o cruzamento entre matrizes rítmicas tradicionais, com ênfase no candomblé, e formas que elas assumem em gêneros de ponta da música contemporânea, especialmente o rap e o funk.

Com a proposta de mostrar ao público brasileiro uma combinação do que há de mais relevante no mundo da percussão, o PercPan é hoje referência no gênero. Nos seus 19 anos de existência, o festival promoveu mais de seis mil horas corridas de música, produzidas por cerca de 300 atrações nacionais e internacionais, como Caetano Veloso, Maria Bethânia, Gilberto Gil, Hermeto Pascoal, Marisa Monte, Carlinhos Brown, Naná Vasconcellos, Arnaldo Antunes, Beirut, Sly and Robbie, Rita Marley, Savion Glover e Hypnotic Brass Ensemble.

O PercPan é o primeiro festival do mundo dedicado exclusivamente à música percussiva. Em 1998, ganhou as páginas do New York Times, ampliando seu prestígio com edições itinerantes que o levaram a cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e até Paris. O evento tem patrocínio da NET, Itau e BNDES.

20ª PERCPAN
Terreiro de Jesus
(Praça 15 de novembro, s/nº – Pelourinho)
percpan.net

25/julho (sexta-feira): Percussão - Voz, Corpo e Palavra
Horário: a partir das 20h
- Banda de Boca (Bahia)
- Barbatuques (São Paulo)
- Vocal Sampling (Cuba)
- Mano Brown (São Paulo)

26/julho (sábado): Panorama Percussivo Feminino
Horário: a partir das 20h
- As Ganhadeiras de Itapuã (Bahia)
- Leilía (Galícia, Espanha)
- Sayon Bamba (Guiné Conacri, África)
- Orquestra Obìnrin part. Mônica Millet (Bahia) e DJ Lisa Bueno (SP)
- Banda Didá (Bahia)
- Margareth Menezes (Bahia)


27/julho (domingo): Das Matrizes às Batidas Contemporâneas
Horário: a partir das 19h
- Aguidavi do Jeje (Bahia)
- Marcio Victor & Samba Chula de São Braz (Bahia)
- Percussivo Mundo Novo (Bahia)
- Gabi Guedes (Bahia) e Dj Cia (São Paulo) convidam: Opanijé, Nelson Maca (part. Jorjão Bafafé e João Teoria), Simples Rap'ortagem. Part. especial Preto Nando (MA), Zé Brown (PE), Kalyne Lima (PB).
- Marcelo D2 (Rio de Janeiro)
 
Topo