Menu

Trandutor

 

A felicidade estava estampada em cada pessoa que esteve na última sexta-feira, dia 29, na  2ª edição Festa de Arte e Literatura Negra Infantojuvenil. Mas um momento gerou comoção a quem foi assistir o evento. O rapper carioca MV Bill espalhou simpatia na mesa "Escritas de Resistência e Empoderamento” e no ápice do encontro, cantou uma música sua, junto com uma estudante da rede pública estadual da Bahia. MV Bill recebia olhares atentos e curiosos de uma plateia formada basicamente por adolescentes.

Tudo aconteceu no Pelourinho, bairro histórico e turístico de Salvador. No Largo Quincas Berro D'água lotado de estudantes, o artista foi convidado para compor a mesa junto com o poeta Nelson Maca (BA), a slammaster Ludmila Singa (BA) e mediação de professor, poeta e ativista social, Evanilson Alves (BA).

Na sequência, o rapper, escritor, cineasta e ativista, lançou o livro “A Vida Me Ensinou A Caminhar”. Após a mesa aconteceu o Sarau da Negritude, comandado pelo Slam das Minas (BA) e MC Cold Mansa (BA).

Antes, a psicopedagoga Fabiana Costa já esquentava o público com sua contação de histórias acessível, e a ilustradora Quel Silveira, ministrou oficina de ilustração e desenho aos estudantes.

No sábado (30), a Festa de Arte e Literatura Negra Infantojuvenil traz a partir das 10h, no Largo Quincas Berro D’Água, o bate-papo Lítero-infantil, que receberá Bento Santiago (BA) e Nyala Ayobami (BA), com mediação de Lorena Ribeiro (BA). Em seguida, terá uma apresentação de dança afro do “Projeto Azeviche” e às 11horas, o Pocket Show “Na Rédea Curta”, com Sulivã Bispo (BA) e Thiago Almasy (BA). O acesso é gratuito.

A programação segue até a noite no Largo Quincas Berro D’Água, com mais uma contação de histórias acessível, por Fabiana Costa (BA), às 14h; oficina de capoeira para crianças, com o Grupo de Capoeira Terreiro de Jesus, às 15h; lançamento do livro “Pretinha De Ébano Vai À África”, de Kalypsa Brito (BA), às 16h; bate-papo percussivo com Mestre Jackson (BA) e Elem Silva (BA) e apresentação musical do Grupo Meninos da Rocinha, às 17h.

O dia fecha com o bate-papo Líteromusical, com o cantor e compositor Russo Passapusso e mediação de Val Benvindo (BA), a partir das 19h30.

No domingo (01), acontece o encerramento do evento. No Largo Quincas Berro D’água, a partir das 10h, Carol Adesewa (BA) apresenta brincadeiras afrocentradas e contação de histórias. De tarde, tem contação de histórias pretas, com Nini Kemba Nayo (BA), às 14h30, e intervenção poética, com Bonde a Calu (BA).  O livro “Maria Felipa: Força e Poesia”, da autora Márcia Mendes (BA), será lançado as 16h20.

O evento será encerrado com o “Balaio Literário”, às 17h, que terá a participação de Cássia Valle (BA), Ana Fátima (BA), Nini Kemba Nayo (BA), Kalypsa Brito (BA), Marcos Cajé (BA), Paula Brito (BA), Ladjane Sousa (BA), e mediação de Fernanda Matos (BA). O evento tem o patrocínio do Governo do Estado da Bahia.


Agenda
2ª edição Festa de Arte e Literatura Negra Infantojuvenil
Data: 25 de abril a 1º de maio|
Onde: Centro Histórico de Salvador (diversos pontos do pelourinho)
Aberto ao Público

 
Topo