Menu

Trandutor

 

Será a sexta e última apresentação do projeto especial que celebra um dos discos mais aclamados do cantor, lançado em 1972

 

Caetano Veloso anunciou no último sábado a interrupção de suas “férias radicais” para levar o aclamado show “Transa” pela primeira vez à Bahia, na edição em que o Festival de Verão Salvador comemora 25 anos de existência. O projeto especial que celebra o álbum homônimo de 1972 – um dos mais importantes de sua carreira, produzido durante o exílio em Londres – havia sido apresentado em apenas outras cinco ocasiões. Como não haverá turnê nacional de “Transa”, esta será a última oportunidade para o público assistir ao espetáculo. 

 

Além das sete faixas do disco, o repertório traz outras músicas da discografia do cantor, como “Maria Bethânia”, “Irene”, “London London” e “Sem Samba Não Dá”, esta uma de suas composições mais recentes. Caetano sobe ao palco no domingo (28) com participações de Jards Macalé, Tutty Moreno e Áureo de Souza – integrantes originais da banda responsável pelos arranjos e a sonoridade do álbum –, bem como pelos músicos da turnê de seu último lançamento, “Meu Coco”.

 

O show marca ainda a estreia do Momento Histórico FV, apresentado pela TIM, que promete anunciar anualmente uma grande atração a poucos dias antes do início do evento, ao longo das próximas edições.

 

"É uma grande honra receber o show "Transa", do gênio Caetano Veloso, no Festival de Verão,  que celebra um dos seus álbuns mais icônicos pela primeira vez na Bahia. É um show que o Brasil todo quer ver. Além disso, ainda marca a estreia da primeira edição do 'Momento Histórico FV'", comemora Zé Ricardo, diretor artístico do festival. "É o Festival de Verão surpreendendo o público e mostrando mais uma vez porque é um dos maiores eventos do país. Vai ter Transa na Bahia! Viva Caetano Veloso! Viva a música brasileira", complementa.

 

Sexto álbum de estúdio do cantor, gravado em 1971 no Chappell's Recording Studios, em Londres, “Transa” traz sete faixas, entre canções em português e inglês, com arranjos de Jards Macalé, Tutty Moreno, Áureo de Souza e Moacyr Albuquerque (1945 - 2000). Considerado o primeiro disco “de banda” do artista baiano, foi eleito pela versão brasilieira da revista Rolling Stone, em 2017, como o 10º melhor álbum brasileiro de todos os tempos. Um ano antes, a  músca “You Don’t Know Me” figurou em 73º lugar na lista das melhores canções dos anos 70 do respeitado site Pitchfork.

 

Além da celebrada faixa de abertura, o disco traz também outras pérolas, como “Nine Out of Ten”, uma das primeiras músicas brasileiras com compassos de reggae, e “Mora na Filosofia”, versão em rock do samba de Monsueto de Menezes e Arnaldo Passos. Também merecem destaque “Triste Bahia”,  onde o artista transpõe o poema homônimo de Gregório de Mattos Guerra, e “It’s a Long Way”, que traz trechos de "A Lenda do Abaeté", de Dorival Caymmi, e "Consolação", de Baden Powell e Vinicius de Moraes.    

 

Idealizado e organizado pela Bahia Eventos e com direção artística de Zé Ricardo, o FV 24 acontece no Parque de Exposições, nos dias 27 e 28 de janeiro, com aproximadamente 30 horas de shows e mais de 40 atrações, entre encontros inéditos e apresentações criadas especialmente para a ocasião, além de diversas experiências para o público. Os ingressos para o maior festival do verão brasileiro estão à venda no site da Sympla e nas Lojas South no Shopping da Bahia, Salvador Shopping, Shopping Center Lapa e Shopping Paralela.

 

O Festival Verão Salvador é uma realização da Bahia Eventos, empresa de entretenimento da Rede Bahia, em parceria com a Salvador Produções.

 

Sobre a Bahia Eventos

 

Unir pessoas de todas as tribos para celebrar a cultura, a diversidade, a alegria e a pluralidade é o propósito que guia a Bahia Eventos. Somos criadores de experiências que transcendem o tempo e o espaço, elevando a cultura brasileira a novas alturas.

 

No nosso portfólio de eventos destacam-se o Festival de Verão, o Festival de Inverno, a Festa Onda e a Constru Nordeste. Desde o vibrante carnaval de Salvador até os mais diversos eventos musicais, culturais e corporativos do estado, a Bahia Eventos é sinônimo de excelência. Nossa abordagem abrange desde a concepção até a realização e o acompanhamento pós-evento, oferecendo soluções completas de comunicação e planejamento para projetos sob medida.

 

A Bahia Eventos não é apenas uma empresa de entretenimento; somos uma força motriz que impulsiona a cultura, a economia e o desenvolvimento em toda a região. Nosso compromisso apaixonado de criar experiências memoráveis transcende as fronteiras e continua a construir pontes culturais, iluminando o cenário de entretenimento no Nordeste do Brasil.

 

Sobre a Salvador Produções

 

Com 20 anos de estrada, a Salvador Produções já é considerada uma das maiores produtoras de eventos e de artistas do país, reconhecida por grandes shows, eventos consagrados e aclamados pelo público e pela crítica. Os maiores e melhores festejos já fixados no calendário festivo da cidade são planejados, administrados, ou apenas executados pela Salvador Produções.

 

Outro pilar da produtora é a administração, venda e comunicação de bandas nacional e internacionalmente conhecidas, como Léo Santana, Timbalada e Parangolé, incluindo planejamento e execução de turnês nacionais e internacionais, além da representação de todos os artistas da Workshow na Bahia e parceria com bandas como Ferrugem, Saia Rodada e Xande de Pilares.

 

A Salvador Produções é reconhecida como uma empresa de excelência no mercado de entretenimento, sempre em busca da perfeição nos seus projetos e serviços, desenvolvendo um importante trabalho de melhorias frente ao cenário de shows, lazer, cultura e entretenimento de Salvador e agora em São Paulo, levando diversão, alegria e entretenimento de qualidade ao público.

 

Mais informações: https://festivaldeverao.com.br/

 

Programação dos palcos Cais e Ponte

 

Sábado - 27/01

 

CeeLo Green

Iza chama Liniker

Baco Exu do Blues chama Psirico

Bell Marques chama Claudia Leitte

Ivete Sangalo em show único para o FV

Carlinhos Brown & Baiana System

MC Cabelinho chama TZ da Coronel

 

Domingo - 28/01

 

Caetano Veloso cantando “Transa”

Leo Santana chama Luísa Sonza

Lulu Santos chama Gabriel o Pensador

Seu Jorge chama Mano Brown

Teto chama Matuê

Thiaguinho chama Maria Rita

Daniela Mercury chama Ilê Aiyê e Margareth Menezes

Gloria Groove chama Péricles

Àttooxxá

 

Programação do Palco Rua

 

Sábado - 27/01

 

Diggo chama Rafinha RSQ

Illy chama Dom Chicla

Pedro Pondé chama Letícia

A Dama

 

Domingo - 28/01

 

Tiri chama Marcia Castro

Sambaiana chama Nessa

Filhos de Jorge

O Kanalha

 

Programaçao do DJ Tower:

 

Sábado, 27/01

 

Lunna Montty

Carol Emmerick

 

Domingo, 28/01

 

Dennis Dj

DJ  Pathy Dejesus

 

SERVIÇO


Festival de Verão Salvador 2024

Quando: 27 e 28 de janeiro
Onde: Parque de Exposições de Salvador
Classificação: 14 anos. Menores de 14 anos poderão ter acesso acompanhados pelos pais ou responsável legal.
Abertura dos portões: 15h00
Vendas On Line:
https://bileto.sympla.com.br/event/88040/d/222329
Vendas Físicas: Lojas South no Shopping da Bahia, Salvador Shopping, Shopping Center Lapa e Shopping Paralela.

Meia-entrada: Além de estudantes, outros segmentos têm direito à meia-entrada, segundo a lei 12.933/2013. Em
ambos os casos, é obrigatória a apresentação de documentos comprobatórios. Para mais informações, acesse
https://bileto.sympla.com.br/meia-entrada/bahia.html

 

INFORMAÇÕES À IMPRENSA NACIONAL:

Factoria Comunicação

Vanessa Cardoso (vanessa@factoriacomunicacao.com)

Eduardo Marques (eduardo@factoriacomunicacao.com)

Fernanda Burzaca (fernanda.burzaca@gmail.com)

 
Topo